quarta-feira, 29 de junho de 2016

NOVAS REGRAS DA GDASS E REAJUSTE DA CARREIRA DO SEGURO SOCIAL DEVERÃO SER VOTADOS HOJE, 29/06, NA CCJ


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deverá votar  HOJE, quarta-feira dia 29 de junho, o PLC 33 de 2016 que trata do reajuste dos servidores da Carreira do Seguro Social bem como altera as regras para o recebimento da GDASS pelos aposentados.
Hoje ao se aposentar o integrante da Carreira do Seguro Social tem grandes prejuízos, pois passa a receber apenas 50 pontos da GDASS. Pelas mudanças previstas no PLC 33 de 2016 (PL 4250 de 2015 na Câmara dos Deputados)   à partir de 1º de janeiro de 2017 ele receberá sessenta e sete por cento do valor referente à média dos pontos da GDASS recebidos nos últimos sessenta meses de atividade, a partir de  1º de janeiro de 2018 esse percentual sobe para oitenta por cento e à partir de 1º de janeiro de 2019 o receberá o valor integral referente a média dos pontos recebidos nos últimos sessenta meses de atividade.
Os servidores já aposentados também serão contemplados com essa regra, para que tenham direito a essa incorporação deverão apresentar um requerimento à partir da vigência da lei  até o dia 31 de outubro de 2018.
O Projeto está sendo relatado pelo Senador José Maranhão (PMDB-PB), como presidente da Comissão ele avocou a relatoria. O relator não acatou emendas.
Após a aprovação pela Comissão de Justiça o projeto tramitará na Comissão de Assuntos Econômicos; em seguida será votado no Plenário do Senado Federal.
Esse projeto obrigatoriamente terá que ser aprovado ainda no mês de julho, pois o reajuste dos servidores ocorrerá em agosto e depende da aprovação da matéria e sua conversão em Lei.

FONTE: UNASLAF