segunda-feira, 27 de junho de 2016

Nossa moral é alta, baixos são os ataques contra a Previdência Social e contra os Trabalhadores







Nossa moral é alta, baixos são os ataques contra a Previdência Social e contra os Trabalhadores




Senhor Presidente,



Recebemos a notícia da nomeação do novo Presidente do INSS e logo em seguida fomos surpreendidos pela publicação de sua manifestação na mídia, falando sobre NÓS, Servidores do INSS: “Funcionários do INSS tem a moral relativamente baixa” e dentre outras coisas que o atendimento precisa ser mais “humanizado”


Acreditamos que não seja de bom tom, emitir opiniões sobre aquilo que não se tem conhecimento, muito menos de forma pejorativa. E por isso iremos nos apresentar e também o Instituto do qual o Senhor será o Presidente:

Nós, Servidores do INSS, somos aproximadamente 37,1mil servidores (32.832 Técnicos e Analistas e 4.247 Peritos Médicos) estamos espalhados por mais de 1.600 Agências da Previdência Social, Gerências Executivas, Superintendências e Direção Central! Somos Técnicos, Analistas, Peritos Médicos e acima de tudo SERVIDORES PÚBLICOS e nossa moral não é “relativamente baixa”!

Somos responsáveis por 33,1 milhões de Benefícios em manutenção;746 mil novos requerimentos/mês;940 mil benefícios em análise; 4,0 milhões de ligações recebidas nas centrais 135;627 mil perícias realizadas/mês.

Nossa moral não é “relativamente baixa”, somos nós os responsáveis pela manutenção dos números acima citados e muitos de NÓS passaram a vida trabalhando na construção e manutenção do INSS, mesmo sob os mais diversos ataques e tentativas de desmonte da previdência social.

Consideramos baixos os ataques à Previdência Social e aos direitos dos trabalhadores como a proposta de alteração das regras da aposentadoria por tempo de contribuição, alteração nas regras da aposentadoria por idade e qualquer outra alteração que retire direitos dos cidadãos, contribuintes ou não, servidores ou segurados do Regime Geral de Previdência.

O que consideramos baixos, são as desculpas esfarrapadas e os argumentos falaciosos que tentam incutir na população a ideia de que a previdência é deficitária e está quebrada.

Nós realmente queremos saber, como uma Previdência deficitária, pode retirar 20% de sua arrecadação para outra finalidade, como uma Previdência deficitária pode conceder tantas benesses para as empresas (desonerações)?

Consideramos baixo, o ataque que resultou na extinção do Ministério da Previdência; o quantitativo de vagas para os concursos do INSS, a qualidade dos nossos sistemas, dentre tantas outras coisas.

Agora vamos falar da humanização:


Temos acordo que o atendimento tem que ser o mais humanizado possível, entretanto, essa visão não pode ser simplista a ponto de considerar NÓS servidores os únicos responsáveis por ela: “Humanizar o INSS” começa por se enxergar a previdência social como um direito do trabalhador.

“Humanizar o INSS”, significa ser CONTRA qualquer retirada de direitos dos trabalhadores e cidadãos, significa entender que trabalhamos com reconhecimento de direitos e não em uma linha de produção, cercada de metas e mais metas de produtividade.

Significa, ter um olhar sensível para as demandas dos servidores, que hoje estão em grande parte adoecidos pelo excesso de cobranças e metas, falta de pessoal, pela falta de valorização e por ver a perspectiva do sucateamento do serviço público cada vez mais iminente.

Por fim, “humanizar o atendimento do INSS” começa por tratar a política de previdência social como uma política de seguridade social que deve ter como finalidade garantir o bem-estar do trabalhador e não como fundo de recursos para empresários ou moeda de troca para políticos


Esperamos que o novo Presidente tenha a sensibilidade de ouvir/atender as demandas dos servidores que há anos dedicam suas vidas aos segurados e usuários do INSS, e o “olhar humanizado” para lutar pela garantia dos direitos dos segurados/usuários e dos servidores.