quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Síndrome de Burnout, o esgotamento insSano

O servidor Ary Peter, depois de ter observado o interesse pela sua tese de doutorado, manifestado pelos colegas, nos grupos do facebook destinado aos servidores do INSS, enviou um excelente relato, juntamente com a íntegra do trabalho, e baseada nele vou tentar resumir aqui a interessante trajetória percorrida.
Ary Luiz de Oliveira Peter Filho é servidor público e foi nomeado no INSS quase aos 40 anos de idade, o que fez com que chegasse ao instituto com aproximadamente 20 anos de iniciativa privada, em 10 empresas diferentes.

Confessa que na chegada sentiu um impacto muito grande, e levou um certo tempo até entender o clima e a cultura organizacional.
Após essa fase de adaptação, Ary verificou através de observações, um alto grau de adoecimento emocional de nossos colegas (constatado por ocorrência de afastamentos ou através da apresentação dos sintomas).
Intrigado, começou então a realizar uma pesquisa piloto que confirmou sua hipótese e tentou dar andamento a esse estudo no mestrado, mas só foi possível no doutorado.
Sua pesquisa foi realizada entre os anos de 2014 e 2016 no âmbito da Gerência Executiva de Natal/RN e os resultados foram muito preocupantes.
O grau de adoecimento pela síndrome de Burnout registrado na pesquisa, foi muito elevado nas três dimensões desta síndrome.
A partir de então, Ary tem realizado debates com outras categorias e levado este conhecimento e esta pesquisa, para que colegas de outros órgãos possam verificar se em suas instituições observa-se as mesmas ocorrências.
No INSS ainda não houve oportunidade de falar sobre o assunto. Ary inscreveu um artigo baseado nesta tese de doutorado, na seleção do INSS para o Anuário do Conhecimento, porém o artigo não foi aceito, o que só reforça a ideia de que este tema é o calcanhar de Aquiles da gestão do Instituto. O artigo que partiu de uma pesquisa profunda, mas encontrou uma realidade nada satisfatória. Nas palavras do estudioso “Para bom entendedor, uma negatória basta”.

A tese de Ary Peter, com título: SÍNDROME DE BURNOUT E CONDIÇÕES DE TRABALHO EM SERVIDORES DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL: UMA ANÁLISE NA GERÊNCIA NATAL/RN foi apresentada neste ano de 2017, a Universidade Três Fronteiras -Uninter, para obtenção de título de Doutor em Ciências da Administração.

Gentilmente disponibilizada pelo autor



Publicado pela comissão de Conteúdo deste Blog