segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Melhor passar essa vergonha em casa

A Gestão tentou de última hora, abrir agenda e cassar o Dia da Consciência Negra (veja matéria e memorando); e indiscutivelmente além de ilegal, ficou bem feio! 


A decisão arbitrária ainda foi seguida pelo atestado de ineficiência, já que determinar o trabalho no feriado, poderia aumentar os custos com alguns contratos das empresas terceirizadas de vigilância e limpeza.

Nesse sentido, sempre observamos a diminuição do número médio de atendimentos nos feriados em que as agências do INSS funcionam, e os outros órgãos públicos não. O que leva ao velho questionamento do custo de manter essas agências abertas em dias de baixo número de comparecimento de segurados. 


A população não compareceu nas APS, claro é feriado nas cidades. Houve APS com NENHUM atendimento e servidores disponíveis.


Para completar, os poucos servidores que foram trabalhar, em alguns locais onde o feriado era instituído por lei municipal ou estadual, depararam-se com o aviso do SISREF de dia não útil.


Não foi só a questão do feriado que tumultuou a segunda-feira dos insSanos: uma nova versão do SABI foi ao ar com alterações na operacionalização do auxílio-doença, e como de praxe sem a devida capacitação dos servidores, que lidam diariamente com este sistema.


Com a nova versão rodando, foram registradas diversas inconsistências em todo o Brasil, o que ocasionou problemas aos segurados e servidores, e é bom ressaltar que até onde sabemos, na DATAPREV não tentaram cassar o feriado.


Como toda mudança no INSS, ainda não se SABI se esta veio para facilitar a rotina, ou quem sabe apenas dificultar o acesso ao serviço pelos legítimos interessados.


Restou que além da falta de observância do princípio da legalidade, faltou respeito ao servidor, bom senso, planejamento, e talvez tenha sobrado incompetência.


No meio disso tudo porém, registramos com orgulho que houve resistência de servidores/trabalhadores em não aderir à tentativa racista do governo de ignorar o Dia da Consciência Negra!

Publicado pela comissão de Conteúdo deste Blog

Links úteis: 
Memorando do INSS
Ofício da Fenasps (também abaixo)
Extinta ação da CNC que questionava feriado do Dia da Consciência Negra no RJ
Petição Pública dos servidores do INSS