quinta-feira, 11 de agosto de 2016

FENASPS: Trabalhadores em luta realizam atividades nesta semana em Brasília!

1
Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, abre os trabalhos no lançamento da Frente Parlamentar sobre o tema, realizado nessa terça, 9 de agosto, na Câmara dos Deputados

NA LUTA SEM TRÉGUAS CONTRA O PLP 257
Representantes de sindicatos vindos de vários estados, somados a entidades na luta sem trégua contra o PLP 257, intensificaram ações nas ruas e nos aeroportos, em diversos estados e em Brasília nesta semana. Com a força da mobilização os trabalhadores sitiaram o Congresso Nacional, para suspender a tramitação e/ou fazer alterações no texto que não tragam prejuízos aos servidores públicos.


Após longas negociações e dezenas de versões, na madrugada entre esta terça, 9 de agosto, e quarta, dia 10, foi aprovado um substitutivo para permitir a negociação com os Estados, que autoriza os Estados a congelar os salários dos servidores por até dois anos. A luta continua porque este PLP passa a tramitar agora no Senado Federal!

LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR PELA AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA

Com a presença de deputados e senadores de vários partidos que defendem a auditoria da Dívida Pública e contando com a participação de mais de 200 militantes representando cerca de 70 entidades, foi lançada nessa terça-feira, 9 de agosto, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria da Dívida Pública com participação popular. Vale ressaltar que a Dívida Pública consome R$ 1,348 trilhões do orçamento geral da união somente para pagamento de juros, o maior sistema de corrupção e agiotagem do país que precisa ser passado a limpo.

2

Pela Fenasps vieram representantes do Distrito Federal, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Serão criados grupos de estudo para formar militantes com objetivo de disseminar o debate da auditoria em todos os cantos do país. Mais de 230 deputados confirmaram adesão à Frente pela Auditoria e na LDO foi incluída uma emenda para fazer auditoria com participação popular.

AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DA CSSF DA CÂMARA
Os representantes da FENASPS, ainda nessa terça, 9, realizaram audiência com a presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, a deputada Conceição Sampaio (PP/AM), para apresentar denúncia dos ataques que estão sofrendo os participantes do plano de Saúde GEAP. A Federação afirmou à ilustre parlamentar que milhares de servidores estão sendo excluídos porque não podem pagar as mensalidades, sobretudo após o reajuste abusivo, e principalmente entre aqueles que têm acima de 60 anos e estão em tratamento de saúde continuado.

A FENASPS solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a situação da GEAP, bem como a marcação de audiência com ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, principal responsável pela intervenção na GEAP, que está trazendo resultados catastróficos e poderá levar o plano à insolvência. Isso representa uma grave ameaça ao patrimônio construído pelos trabalhadores ao longo da história da Geap, entidade prestes a completar 71 anos.

3

A FENASPS solicitou ainda à parlamentar a realização de uma audiência pública para discutir a grave situação do Serviço Social no INSS.


BAIXE AQUI esta matéria para seu computador em formato .pdf.