sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Dataprev é escolhida a melhor empresa estatal de tecnologia de 2016

Fonte: DataPrev

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2016 – A Dataprev é a melhor empresa estatal de tecnologia da informação do país, de acordo com o "Guia Época Negócios 360º" publicado pela revista "Época", numa parceria com a Fundação Dom Cabral. Na comparação com o ranking de 2015, a Dataprev subiu 38 posições entre as 300 melhores empresas (privadas e públicas) do Brasil, saltando do 98ª lugar no ano passado para o 60º em 2016. No ranking regional Centro-Oeste, a empresa subiu da 10ª (2015) para a 5ª posição (2016).

Entre as empresas do segmento de Tecnologia-Software e Serviços, a Dataprev passou do 6º (2015) para o 3º lugar (2016), ficando atrás apenas das companhias privadas Stefanini (1º) e GlobalWeb Corp (2º), e à frente da Promon Logicallis (4º) e da SAP Brasil (5º). Além disso, ficou em 1º lugar no setor em Desempenho Financeiro e em Governança Corporativa, e em 2º em Responsabilidade Socioambiental.
O desempenho da Dataprev no "Guia Época Negócios 360º" de 2016 foi expressivo em vários quesitos. A empresa saltou do 8º (em 2015) para o 3º lugar entre as melhores empresas nacionais de capital estatal, logo atrás do Banco do Brasil (1º) e da Copel – Companhia Paranaense de Energia (2º). Entre as 300 melhores, a Dataprev é a 13ª em Governança Corporativa; a 67ª em Desempenho Financeiro; a 72ª em Responsabilidade Socioambiental; a 99ª em Visão de Futuro; a 169ª em Práticas de RH; e a 230ª em Capacidade de Inovar. 
Em outro ranking do "Guia Época Negócios 360º", o das 500 maiores empresas brasileiras (privadas e públicas), a Dataprev também melhorou sua colocação: do 417º lugar, em 2015, para o 385º, em 2016.
O "Guia Época Negócios 360º" possui cinco rankings principais. O primeiro é o 360º, que lista as 300 melhores entre grandes empresas privadas e públicas, depois da avaliação em seis dimensões da gestão: Desempenho Financeiro; Governança Corporativa; Práticas de Recursos Humanos; Capacidade de Inovar; Visão de Futuro; e Responsabilidade Socioambiental. A partir do 360º, as empresas são agrupadas em 27 setores da economia e, dentre as campeãs setoriais, sai a empresa do ano. A publicação escolhe ainda as campeãs em cada uma das seis dimensões, além de listar as melhores por região, origem de capital (privado nacional, estrangeiro ou estatal) e tipo de capital (companhias com e sem ações em bolsa).
A Fundação Dom Cabral participou da formulação da metodologia, fez a pesquisa de campo e o processamento final das informações do "Guia Época Negócios 360º". Outros parceiros na publicação foram a Boa Vista SCPC (pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros); a Economatica (dados e rankings de companhias abertas); e a Aberje (comunicação com as empresas).

Sobre a Dataprev

A Dataprev é uma empresa do governo federal que fornece soluções de tecnologia necessárias para políticas públicas estratégicas e sociais. A empresa se tornou uma referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados. Guarda e faz a gestão, por exemplo, do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias, salário-maternidade e seguro-desemprego.