segunda-feira, 29 de agosto de 2016

29/8 Reunião com Presidente do INSS e Comissão Nacional dos Aprovados no Concurso do INSS 2016

Presentes pelo Governo:
Leonardo Gadelha, Presidente
Monica Moraes, Coordenadora da DGP (Direção de Gestão de Pessoas)
Oliveiras Junior, INSS (Divisão de Carreiras)
Thiago Vesley, INSS

Pela Comissão de Aprovados do INSS (CAINSS)
Cleidimar do Nascimento Souza,
Heloise Acco Tives Leão,
Thayane Duarte Queiroz,
Talime Teleska W. Santos

Local/Data: Brasília, Prédio Sede do INSS, 29/08/2016

A reunião foi muito proveitosa. Fomos recebidas com muita atenção e gentileza. As questões foram respondidas e agora temos canais diretos de informação oficial dentro do INSS.

Para começar o pedido de autorização das vagas está andando no MPDG (Ministério do Planejamento Direção e Gestão) e a expectativa é que seja liberado o quanto antes, ainda esse ano. Informamos sobre a situação do IBGE que teve a autorização das nomeações na semana passada. Isso motivou o sr. Leonardo a se comprometer a depois de quarta já iniciar as cobranças junto ao MPDG.

Sobre o adicional de 50%, será solicitado logo após a autorização do preenchimento das vagas imediatas. Depois a luta vai continuar pelo pedido de mais nomeações.

Sobre o edital de ordem de nomeações e escolha das APS, por gerar expectativa, deve ser divulgado apenas após a autorização das nomeações pelo MPDG.

Com relação a prorrogação do concurso, muito provavelmente deve ocorrer. Mas não é possível garantir 100% nesse momento.

Sobre a utilização do nosso concurso em todas as vacâncias, incluindo as aposentadoria, a princípio não está liberado pelo MPDG. A área jurídica do INSS está estudando o caso e não havendo impedimento legal, eles irão solicitar autorização para nós aproveitar nas vagas, mesmo porque em 2017 não tem chance de ter concurso e o INSS pode entrar em colapso com todas as vacâncias que já houveram e ainda vão ocorrer, como bem sabemos.

Nossos esforços devem continuar na busca de apoio político, mas agora voltado aos pedidos junto ao MPDG. A comissão vai preparar a documentação necessária para continuarmos a luta.

Esse último pedido também deve ser feito junto ao MPDG.

Na sequência, fomos a ANASPS, onde também fomos bem atendidas. A resposta que tivemos é que eles já apóiam nossa causa, mesmo antes de pedirmos ajuda. Mas que o momento econômico e político é complicado. Mas que não devemos desanimar.

A tarde na Câmara, depois de muita dificuldade para entrar, visitamos alguns gabinetes. Conseguimos conversar com 2 deputados e alguns assessores. Um dos deputados já se comprometeu  enviar um ofício para o MPDG em favor da nossa causa e o outro se comprometeu a tentar conseguir uma reunião junto ao MPDG. Os assessores ficaram de passar os pedidos para os deputados e retornar o contato.

Por fim, acreditamos ser necessário uma reunião com  as Entidades representativas dos servidores (Fenasps/CNTSS) para que as mesmas incorporem nosso pleito em sua pauta geral.

CAINSS 2016