segunda-feira, 18 de julho de 2016

INSS VIRA BALCÃO DE EMPREGOS PARA POLÍTICOS.

PESSOAS QUE NÃO SÃO SERVIDORES DO INSTITUTO ESTÃO SENDO NOMEADAS PARA OCUPAR FUNÇÕES NO ÓRGÃO 

O INSS VIROU AGORA CABIDE DE EMPREGO ?

Como já anunciado por este blog quando da publicação da MP 731/2016, o INSS virou cabide de empregos para políticos que querem sugar a máquina pública e não estão nem aí com a população.

A mais recente façanha oriunda desta MP foi a nomeação publicada no DOU de hoje onde foi nomeado um servidor que não é da carreira do instituto.

A nomeação foi para o cargo de Gerente Executivo do INSS em Aracaju/SE (foto ao lado).

Ressalta-se que tanto o Decreto 7556/2011 e a Portaria INSS 387/2015 não foram revogadas, tanto o decreto quanto a portaria exigem que as funções  de Superintendente, Gerente Executivo, Gerente de APS, Chefias e Supervisores só podem ser ocupadas por servidores do quadro do instituto.

De forma sorrateira e provavelmente aproveitando o que consta no parágrafo 1° do artigo 2° da MP 731 o governo enfiou essa nomeação do Gerente Executivo de Aracajú no DOU achando que os servidores não iriam perceber e tudo ia passar despercebido (link abaixo).

Os servidores do INSS de todo o estado de Sergipe cruzarão os braços na próxima quinta-feira em repúdio a esta afronta aos seus servidores e ao INSS.

É mais um capítulo do desmonte efetuado na Previdência.

Pessoas que não sejam servidores do quadro não terão qualquer compromisso com a Previdência, com os servidores e muito menos com o cidadão, apenas atenderão interesses de um ou vários grupos políticos. 

Chamamos os servidores de todo o Brasil a apoiarem os servidores de Sergipe, bem como não aceitarem em hipótese alguma nomeação para qualquer função de pessoa que não seja do quadro do instituto.

Entendemos que para ocupação de cargos de gestão do INSS devem ser usados critérios técnicos,  meritocracia e através de escolhas democráticas de servidores do quadro do instituto.

Vamos compartilhar este absurdo em nossas redes sociais, denunciar em todos os órgãos e veículos de comunicação.

Veja ainda o parágrafo 1° do artigo 2° da MP 731/2016.

#JuntosSomosMaisFortes
#NósDoINSS

Hoje atualização do site da FENASPS, sobre o mesmo assunto, descrevemos na integra aqui.

Em ofício, Fenasps manifesta posição contra nomeações de políticos em cargos de chefia do INSS

1
Charge ironiza o chamado "cabide de emprego", prática comum quando políticos querem empregar correligionários sem formação específica no cargo

A Fenasps protocolou, nesta terça-feira, 19 de julho, um ofício junto ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, questionando a nomeação do Gerente Executivo do INSS em Aracaju (SE), sabendo que este é o vice-presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e que não possui formação técnica para assumir este cargo de chefia.

No ofício, a Fenasps  argumenta que, embora seja uma prerrogativa do gestor, sempre lutou para evitar que os serviços públicos fossem usados como moeda de troca para serem indicados correligionários de partidos políticos. Estas decisões , ainda segundo o ofício, colocam em risco os serviços prestados à população, pois quem executa uma tarefa como gerente executivo precisa ser um profundo conhecedor dos serviços, da legislação, uma vez que caberá a este fazer analise em caráter superior de benefícios complexos, inclusive responder juridicamente pelo INSS perante órgãos públicos e tribunais, quando se trata de concessões de benefícios.

CONFIRA AQUI a íntegra do ofício.