sábado, 8 de abril de 2017

Fique de olho; tem despachante se passando por Advogado

Suspeito de se passar por advogado é denunciado à PF

A Diretoria de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) denunciou um homem – cuja identidade não foi divulgada - à Polícia Federal por suspeita de exercício ilegal da profissão. Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação da OAB/AL, o homem se passava por advogado em Marechal Deodoro, onde mantinha até um escritório para atendimento.

Um termo de declarações foi registrado na PF, informou Juliana Modesto, secretária-geral de Prerrogativas: “Esse tipo de ação deve ser coibida para proteger o campo de atuação dos advogados que se qualificaram para isso e para proteger a sociedade, pois um profissional despreparado pode trazer riscos à efetividade do direito do cidadão”.
A Diretoria de Prerrogativas foi acionada ontem, 6,  sobre o caso, pelo gerente da agência do INSS de Marechal Deodoro, Marcos Antônio Figueiredo. Segundo ele, o homem se identificava como procurador de terceiros para solicitar salário-maternidade no INSS do município, cobrando pelo serviço.
Questionado sobre sua formação, o homem informou ao gerente que é funcionário de um escritório de advocacia e apresentou uma carteira de estudante.  A questão é que, de acordo com o servidor do INSS, somente advogados ou familiares do beneficiário em questão podem atuar como procurador e pleitear benefícios.
A Diretoria de Prerrogativas orientou o gerente denunciar o caso à Polícia Militar.
O caso foi acompanhado também pelo diretor de Prerrogativas da Ordem, Silvio Arruda.
*Ascom/OAB