terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O GRANDE ESCÁRNIO NACIONAL COM O PROCEDIMENTO MÉDICO PERICIAL: PGAMP


Quem me conhece, sabe que sou avesso a qualquer forma usurpadora e oportunista de se dar bem a qualquer custo para ficar "bem na foto" aos olhos dos outros. 


Pois bem, sou servidor público concursado do INSS como perito médico desde 2005 e, desde lá, sempre lutei por melhorias de condições de trabalho para o nosso pleno exercício de um atendimento médico durante as perícias médicas do INSS de muita qualidade e excelência ao cidadão brasileiro. 

Se não houver extensão de prazo de opção, a Fenasps ingressará com ação para garantir os direitos dos peculistas do plano Viva Previdência

1A VIVA – empresa de previdência privada nos moldes do mercado – nasceu de uma metamorfose ocorrida após a intervenção que o governo fez na GEAP, no ano de 2013, após a recusa dos conselheiros eleitos da época aprovarem a indicação de um Diretor Executivo, que era acusado de corrupção, pelo ex-deputado Paulo Maluf (atualmente preso).

Ao longo da intervenção realizada pela Previc, o governo forçou a segregação dos negócios da Geap. A partir daí, os planos de saúde ficaram com a Geap/Saúde e o Plano de Pecúlio da GEAP e foi transformado na empresa de Previdência Vivaprev, para administrar o Pecúlio e o Geaprev. Como o governo não tinha uma definição de como se enquadraria o Pecúlio dentro da legislação, o período de intervenção foi o maior já efetivado na Fundação Geap.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Sem servidores, INSS pode fechar agências no Rio

Estudo mostra que grande parte dos funcionários está em condições de aposentar

Por MARTHA IMENES 

Rio - Não bastasse ter que amargar uma longa espera para conseguir atendimento nos postos do INSS - a média de agendamento varia de quatro a seis meses, segundo levantamento feito pelo DIA -, os segurados podem ter que enfrentar mais um cenário caótico: o fechamento de unidades por falta de servidores. Nota técnica do instituto aponta que em todo país existem 1.613 postos. Destes, 321 têm de 50% a 100% do quadro de pessoal em condições de se aposentar. No Rio, as gerências executivas Centro e Norte, que concentram 29 agências da Previdência Social da capital, trabalham com 30% e 40%, respectivamente, da capacidade, segundo informou uma fonte do instituto.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Fenasps trata de REAT, Carreira, terceirizações, concurso público e demandas do Serviço Social em reunião com presidente do INSS nesta quinta, 25

RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DO INSS - 25 DE JANEIRO DE 2018


2
Pauta:  Resposta às reivindicações apresentadas nas reuniões anteriores

Presentes
INSS: Francisco P.S Lopes, presidente do INSS; Ilton Jose Fernandes, diretor de Atendimento; Alessandro Ribeiro, diretor de Benefícios; Alexandre Guimarães, diretor de Gestão de Pessoas; Paulo Osório, Assessor de Comunicação; Oliveiros Silva Mendes Junior, coordenador de Desenvolvimento da Carreira; Anelisia (DOUP) e Gabriela Assunção (coordenadora de Desenvolvimento de Carreira e Educação).

FENASPS: Alessandra Oville Couto (SC); Rita de Cassia Assis (SP); Thaize Chagas Antunes (SP); Viviane Aparecida (PR); Magali Pontes (SP); Poliana Flávia de Campos (SP); Laurizete Gusmão (DF); Moacir Lopes (PR); Daniel Emmanuel (RS); Ailton Vasconcelos (SP); Eduardo Aparecido (SP); Luciano Wolffenbuttel Veras (SC); Fausto Mora Schneider (RS) e Mauro Oliveira Mota (GO).

INSS tem novo Procurador Chefe

Antes tarde que nunca; INSS tem novo chefe da PFE. 

Edison Antonio Costa Britto Garcia

graduado em direito na Universidade Uniceub em Brasilia (1983) e pós-graduado com LLM no IBMEC SP em Direito Societário (2007). *Atualmente é Superintendente da AMEC ASSOCIAÇÃO DE INVESTIDORES NO MERCADO DE CAPITAIS em São Paulo*. Integra o Conselho de Auto-Regulação de Mercado de Capitais da ANBID. Professor de Pós-Graduação na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. É Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB no Distrito Federal. É Procurador Federal da Advocacia Geral da União - AGU -licenciado -, lotado na Comissão de Valores Mobiliários, autarquia do Ministério da Fazenda, onde também foi Superintendente. É Conselheiro Suplente no Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda desde 1994. Integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos - 2000 a 2004. Foi Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado de Mato Grosso. Já ocupou diversos cargos públicos no Governo Federal. Iniciou sua vida profissional militando na Advocacia Empresarial.


Informações coletadas do Lattes em 21/01/2018

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

MPT poe fim a Greve no 135, vitória dos trabalhadores!

O documento estabelece que, dos 21 dias parados, três eram domingos e não serão considerados, a empresa vai abonar quatro dias e outros cinco serão compensados
Acordo no MPT põe fim a greve em call center do INSS
Foto: MPT
O acordo assinado na manhã desta terça-feira (23/01/2018) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Salvador pôs fim à greve dos funcionários da Tel Centro de Contratos Ltda., que desde o dia 2 deste mês paralisaram a operação do principal centro de atendimento telefônico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país.

PREVIDÊNCIA COMPLETA 95 ANOS ENFRENTANDO MAIS UM ATAQUE DO NEOLIBERALISMO!!

“A PREVIDÊNCIA SOCIAL FAZ 95 ANOS: não deixemos que seja destruída! Em 24 de janeiro de 1923 foi autorizada a criação de Caixas de Aposentadorias  e Pensões para os ferroviários. Ali nascia oficialmente a previdência no Brasil. Desde então sofreu muitas transformações. Se expandiu, ampliou o leque de benefícios e tornou-se uma política de seguridade social. Sempre  foi objeto de disputa e  interesses antagônicos. Os trabalhadores lutam por seu controle e ampliação de sua cobertura. Os capitais tentam transforma-la exclusivamente em uma mercadoria lucrativa.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

TEMPO DE ORGANIZAR A LUTA!

Organizar a luta em defesa do REAT, da jornada de 30h e da nossa carreira!


Estão circulando rumores, nas redes sociais e nas agências, de que a gestão do INSS estuda pôr fim ao REAT. Conforme as notícias, os servidores deveriam voltar a cumprir jornada de 40 horas a fim de solucionar a falta de mão-de-obra e grande quantidade de processos represados e, "de quebra", contribuir com uma economia em razão das agências funcionarem por 12 horas.
Se confirmada a informação, estaremos diante de mais um frontal ataque contra um direito conquistado com muita luta pela nossa categoria. Um ataque que segue na mesma esteira da contrarreforma da Previdência, das diversas medidas já implementadas para dificultar o acesso da população aos benefícios, e das mudanças dos processos de trabalho que põem em questão o próprio futuro da nossa carreira.

Paulinho, presente!


Perdemos um colega de forma trágica e oferecemos pêsames a família e amigos.

Paulo Henrique era muito querido na APS Jequié-BA, participou ativamente da greve de 2015, mesmo com a distância de sua unidade, vinha para as assembleias na capital Salvador sempre que podia, foi um destaques do movimento e até foi pra Brasília durante a negociação e foi do comando de greve estadual. Ele era funcionário há dez anos no INSS.



O corpo de “Paulinho”, como era tratado pelos colegas de trabalho, foi encontrado na manhã desta terça-feira (23), com uma perfuração nas costas proveniente de uma espingarda calibre 12 e estava em um terreno baldio do loteamento Parque da Colina (Jequiezinho). Ao lado do corpo estava a motocicleta de propriedade da vítima.

NO SUFOCO!!! A DURA REALIDADE NO INSS!!



Gostaria de saber qual a finalidade da abertura de tantas vagas de protocolo de atendimento/benefícios para digitalização, em uma realidade onde não se dispõe de quantitativo humano pra recepção/análise, bem como sem equipamentos que permitam a prestação de um bom atendimento à população e condição de trabalho digno aos servidores. 


Hoje em nossa APS, por exemplo, tivemos 33 agendamentos para dois scanners (oscila até 40 vagas dia) contudo, somente um servidor para subir ao GET (é período de férias meu povo!). Na retaguarda temos apenas dois computadores com dois monitores. O resultado prático é que o pessoal da análise (3 servidores) teve que dar reforço na frente e nenhum serviço foi feito a contento. 

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Fenasps envia ofício ao INSS solicitando informações sobre os boatos do fim do REAT.

Nos últimos dias têm circulado boatos que a Direção do INSS está elaborando parecer para alterar a Resolução 336/2013, acabando com o Regime Especial de Atendimento em Turnos (REAT) na Agências da Previdência Social (APS). Com esta demanda, a Fenasps questionou o presidente do INSS, em ofício protocolado nesta segunda-feira, 22 de janeiro, solicitando sua manifestação.
CONFIRA AQUI a íntegra do ofício, ou clique na imagem abaixo para visualizá-lo.


FONTE: FENASPS

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Publicidade da reforma da Previdência no Google fere direito à informação


Por Marina Pita
Do Intervozes
Há poucos dias foi noticiado que o governo de Michel Temer avalia mais uma forma de tentar ganhar defensores para a impopular reforma da Previdência. Desta vez a estratégia seria contratar plataformas de buscas do Google para oferecer resultados customizados de acordo com o perfil do cidadão para pesquisas sobre o termo.
A notícia se soma às informações assombrosas sobre os altos gastos públicos do governo federal com publicidade relacionada à difusão da posição do governo quanto à reforma da Previdência e a negociações escusas com veículos de comunicação por verbas oficiais. Acende-se, assim, um alerta sobre os limites da publicidade oficial.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

FENASPS: Órgãos confirmam que os aposentados vão receber segunda parcela das gratificações

1
A FENASPS entrou em contato com os setores de Gestão de Pessoas do INSS e do Ministério da Saúde, nesta terça, 16, e os responsáveis confirmaram que foi incluída a segunda parcela da GDASS e GDPST nas aposentadorias dos servidores do INSS, passando para 84%.

FENASPS: Campanha mentirosa do governo para aprovar Reforma da Previdência aumentou corrida para aposentadorias


1

Charge de Latuff ironiza discurso do presidente Michel Temer de que a Previdência Social é deficitária (clique para ampliar)


O número de pedidos de aposentadoria entre os servidores civis (não consideram os militares) federais disparou em 2017. De acordo com dados do ministério do Planejamento, de janeiro a novembro do ano passado, 21.371 pediram o benefício. É o maior volume desde 1998, quando 24.483 se aposentaram.

As aposentadorias até novembro de 2017 (ainda faltam os dados de dezembro para fechar o ano) representam um aumento de 46,75% em relação às 14.563 solicitações feitas no mesmo período de 2016. Em todo aquele ano, foram pedidas 15.499 aposentadorias.
A proposta de reforma da Previdência, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados e com votação marcada para 19 de fevereiro, pode ser um dos motivos que explicam a disparada nos pedidos de aposentadoria entre os servidores federais, segundo o próprio ministério do Planejamento.

FENASPS: Em meio ao caos no atendimento, Governo tenta regulamentar teletrabalho no INSS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), sem solução para os problemas instalados no INSS, baixou portaria instaurando o teletrabalho para os servidores do instituto, fazendo mais uma experiência sem discutir previamente com os trabalhadores, nem resolver minimamente os problemas estruturais do INSS.

Desde o início deste processo, a FENASPS alertou ao ex-presidente, Leonardo Gadelha, e também ao atual presidente do instituto, Francisco Lopes, que seria necessário buscar organizar todo o processo de trabalho do INSS antes de implantar outros programas como o INSS DIGITAL e o Teletrabalho. Isso porque o INSS é uma instituição grandiosa e possui vários serviços e atribuições constitucionais que não podem sofrer descontinuidade. Ressaltamos que o INSS não pode ser objeto de experiências como estas.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sorte pra ser atendido!

Em meio ao cenário de reforma da previdência, o INSS vai estar sempre na mídia; raras vezes se fala da falta de servidores e os números reais são sempre minimizado (é o caso). 

Veja a reportagem.
Surpreendente a mídia apresentou uma matéria em horário nobre, mostrando o caos no INSS e atribuindo o mesmo a falta de servidores. Mas uma pergunta que não quer calar: Qual o objetivo disto?  Contratar novos servidores ou mostrar o caos para justificar a terceirização?

Matérias relacionadas:

FOLHA (2014): INSS pode ficar sem metade dos funcionários em três anos, diz TCU

GreveDoINSS (2015): Por que lutamos?

Extinto Ministério da Previdência Social (2016)

Blog (2017):INSS pede ao planejamento a nomeação de todos excedentes

sábado, 6 de janeiro de 2018

Feriado de m***a

            Existe algo que a Previdência faz por seus funcionários - presente de madrasta má, causa de desassossego, ela faz com que seus colaboradores trabalhem em vésperas de feriado. Também nas emendas de feriados, e, muitas vezes no feriado em si.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

135 EM GREVE

A paralisação é motivada pela suposta alteração de contrato imposta pela empresa, que reduz a carga horária laboral de 180h para 150h, e os rendimentos para menos de um salário mínimo (R$ 715).

Será que o INSS diminuiu o valor do contrato, uma vez que vão pagar menos aos trabalhadores do 135? Cremos que não


Veja nota do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações – Sinttel Bahia

Agente de Atendimento? Confere produção?

Fica a dúvida se é um erro da reportagem (veja aqui integra) ou um novo cargo.