quinta-feira, 23 de março de 2017

DPU - NOTA TÉCNICA1 SOBRE OS IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

http://www.dpu.def.br/images/stories/pdf_noticias/2017/NOTA-BPC-Reforma-da-Previde--ncia-e-Pessoas-com-defici---ncia-FINAL-2.pdf     As mudanças previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem aumentar o número de brasileiros vivendo sem o mínimo de dignidade. Esta é uma das conclusões da nota técnica elaborada pela Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Ceará. 

     O BPC é concedido a idosos e a pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar. O valor atual do benefício é de um salário mínimo e não é necessário ter contribuído com o INSS.

    Se a reforma da previdência for aprovada no atual modelo, o valor do BPC será desvinculado do salário mínimo, podendo ser menor. Além disso, os critérios para que a pessoa prove ter deficiência e não ter condições de se sustentar vão ser bem mais rígidos.

     Em uma população com mais de 15 milhões de miseráveis (segundo o censo do IBGE de 2010), isso irá criar um novo e expressivo contingente populacional vivendo sem dignidade, pois em torno de 4,5 milhões de beneficiários do BPC poderão perder sua única forma de sustento.