quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA GESTÃO DO INSS - CGU



Foi disponibilizado no Portal da Transparência o Relatório de Avaliação dos Resultados da Gestão do INSS, elaborado pela CGU, relativo ao exercício de 2016. O documento que contém 24 paginas, foi produzido a partir dos trabalhos realizados pela CGU no período de 20/12/2016 a 17/03/2017, em Brasília e que contemplou a avaliação dos projetos "INSS Digital" e "Governança das Filas de Atendimento dos Benefícios por Incapacidade", selecionados três fluxos que foram analisados: o processo eletrônico, a disponibilização de extratos de sistemas geridos pela autarquia a outros órgãos e a revisão do modelo de perícia médica. 


A análise da CGU é bem detalhada, e dá uma boa ideia do quanto o INSS está aquém das expectativas no que diz respeito a planejamento e execução de projetos.
O relatório é claro em concluir que as iniciativas são desejáveis, mas "sem a adequada avaliação de premissas, ações, custos, metas, riscos e estratégias capazes de garantir o sucesso dos projetos, sua sustentabilidade no tempo e seus resultados". Chega apontar inadequações na Portaria 91/PRES/INSS de 19/01/17 que estabelece a implantação do Projeto INSS Digital e que foi aplicada no piloto na GEX Mossoró/RN.

Sobre o INSS Digital, informa que o projeto foi apresentado pela DIRAT num documento que contém objetivos específicos e resultados esperados, porém a DIRAT "não informou quais estudos realizou para estabelecer essas metas".

Além disso, ainda foi pontuado que o INSS Digital vem sendo liderado pela DIRAT, mas que o INSS possui uma área em sua estrutura que seria responsável pelo gerenciamento de projetos, a CGPGE (Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica), e que não evidência de participação de nenhum servidor dessa área, na condução do projeto.

A avaliação é de que "o quadro que vem se desenhando quanto ao INSS Digital é um projeto com descrição insuficiente de seus produtos, com metas cuja forma de construção não foi informada, e que, até o presente, não tem pontos de controle nem orçamento, mas cuja implantação já está em curso".
 
Diante desse relatório, o que se vê no INSS hoje é uma grande campanha de propaganda institucional, para que o servidor abrace projetos, cuja elaboração parece não ter levado em conta a estrutura do órgão, e cujo planejamento foi feito sem uma fundamentação baseada em dados, e informações consistente.