quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Correio Braziliense: PF avisa que partirá para o confronto com outras forças policiais nas ruas


Publicado em

O clima esquentou de vez na reunião entre representantes do Ministério do Planejamento e de servidores realizada na quarta-feira, 30. O objetivo do governo foi explicar as razões para o adiamento dos reajustes salariais de 2018 para 2019. Flávio Werneck, vice presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), deixou claro que a PF vai para as ruas protestar e está pronta para o confronto com outras forças policiais.

Ele afirmou que os policiais federais vão se juntar aos movimentos sociais em protestos e protegê-los em caso de ação da Polícia Militar, por exemplo. “Todas as representações de categorias vão para as ruas e chamar a população para combater as medidas absurdas do governo. Isso os policiais federais do Brasil ainda não fizeram: garantir a segurança dos movimentos sociais. Chega de teatrinho de jogar bomba de gás lacrimogêneo em quem está nas ruas”, avisou.

Fenasps questiona novas fórmulas para cálculo da GDASS apresentadas pelo INSS em reunião de GT

43











Dando continuidade à primeira reunião do GT sobre GDASS, realizada em 18 de agosto, os representantes do INSS começaram expondo que a primeira fórmula apresentada para construção do índice de aferição da gratificação de desempenho institucional foi descartada em face a inúmeras críticas verificadas e apontadas pelos servidores por meio de diversos meios.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

INSS NA MÍDIA



USUÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RECLAMAM DA DEMORA PARA RESPOSTAS SOBRE PEDIDOS DE APOSENTADORIA



Na reportagem destaca que na década de 1980 havia 70 mil servidores para 12 milhões de benefícios e hoje temos cerca de 30 mil servidores para 30 milhões de benefícios, evidencia-se assim o grave déficit recursos humanos prejudicando os servidores atuais com sobrecarga de trabalho e  o atendimento a população. (VEJA AQUI). FONTE: CBN/RJ 

O INSS ON LINE PARA UM PAÍS DE DESCAMISADOS

No artigo apresenta o histórico do INSS em que “em 2003, foi proposta a extinção do INSS e que os benefícios previdenciários fossem concedidos pelos Correios.  Nessa época, o INSS tinha 35 mil servidores, 6 mil estagiários e 4 mil terceirizados, 20 milhões de beneficiários 23 milhões de contribuintes. Foi mais radical, mas a proposta não vingou. Mesmo porque os Correios surgiram para outras finalidades”.

Ao final questiona o modelo proposto do INSS Digital em virtude da complexidade que envolve a concessão de benefícios, bem como o contexto da realidade brasileira. (LEIA AQUI O ARTIGO NA INTEGRA). FONTE: CapitalNews

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CADERNO DO SERVIDOR DO INSS DIGITAL TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE NOVA FORMA DE ATENDIMENTO

A Superintendência Regional Norte -Centro Oeste, elaborou o CADERNO DO SERVIDOR, direcionado ao servidor do INSS. Trata-se de uma cartilha que tem como objetivo orientar o servidor, por ocasião da implantação do INSS DIGITAL na APS. A cartilha traz informações que possibilitam visualizar, e ter uma ideia de como será o novo fluxo de atendimento ao cidadão.

O modelo do INSS Digital em fase de execução via projetos pilotos ainda há dúvidas e questões não respondidas, esse blog recebeu informações que os projetos em curso estão com aumento alarmante de processos protocolados, mas sem servidores suficientes para análise, ao que tudo indica haverá o deslocamento da fila virtual de agendamento para uma fila de processos para análise. Evidenciando assim que o projeto INSS Digital não irá solucionar os problemas do INSS e sendo assim é necessário a convocação dos excedentes do último concurso bem como a abertura de mais concurso.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CARTILHA REFERENTE A GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO – GD

A Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público – SEGRT, em virtude da mudança trazidas pelas Leis 13.324 (Carreira do Seguro Social), 13.325, 13.326, 13.327 e 13.328, todas de 29 de julho de 2016. Decorrente dos acordos de Greves de 2015 (link aqui), publicou a cartilha referente a Gratificação de Desempenho – GD, com base na Orientação Normativa nº 05 de 19 de dezembro de 2016 (link aqui).

No documento há perguntas e respostas como:

Quando o servidor deverá requerer a incorporação da GD?
A solicitação deverá ser feita na data do requerimento da aposentadoria.

Qual o prazo para o aposentado requerer a incorporação da GD?
O aposentado deve requerer de 29 de julho de 2016 até 31 de outubro de 2018.

Os sessenta meses de percepção de GD serão contados de forma contínua ou interpolada?
Serão contados de forma contínua ou interpolada, tendo em vista que as leis não foram expressas quanto ao período ininterrupto, nem quando se iniciaria a contagem dos sessenta meses.

RELATÓRIO DA AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Reunião realizada em 23 de agosto de 2017 na Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento (SGP/MP) tratou dos seguintes pontos:

  • Corte de Ponto – Greve 2015 X Paralisações 2017;
  • IMA/GDASS;
  • Cálculo das Gratificações;
  • Projeto de Modernização;
  • Acordo de Greve 2009;
  • Mandato Classista;
  • Assédio Moral;
  • Saúde Suplementar – GEAP e CAPESAÚDE;
  • Comitê Gestor de Avaliação do INSS;
  • Comitê Gestor Para a Carreira da PST (Previdência, Saúde e Trabalho);
  • Carga Horária.

LEIA AQUI O RELATÓRIO COMPLETO.  

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TRABALHADORES DE TODO O PAÍS PARTICIPAM DO ATO NO DIA NACIONAL DE LUTA EM 21 DE AGOSTO NO INSS EXIGINDO CUMPRIMENTO DO ACORDO DE GREVE E CONTRA O DESMONTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Centenas de servidores participaram do Dia Nacional de Luta em 21 de agosto, representando os estados de CE, MG, PR, GO/TO, SP, RS, SC e as oposições de DF e BA, na Direção Central do INSS, em Brasília, para exigir atendimento das reivindicações, pendências da greve e reversão do corte de ponto.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA GESTÃO DO INSS - CGU



Foi disponibilizado no Portal da Transparência o Relatório de Avaliação dos Resultados da Gestão do INSS, elaborado pela CGU, relativo ao exercício de 2016. O documento que contém 24 paginas, foi produzido a partir dos trabalhos realizados pela CGU no período de 20/12/2016 a 17/03/2017, em Brasília e que contemplou a avaliação dos projetos "INSS Digital" e "Governança das Filas de Atendimento dos Benefícios por Incapacidade", selecionados três fluxos que foram analisados: o processo eletrônico, a disponibilização de extratos de sistemas geridos pela autarquia a outros órgãos e a revisão do modelo de perícia médica. 

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

TRABALHADORES (AS) DO INSS OCUPAM DIREÇÃO CENTRAL DO INSS.

Conforme informações encaminhadas via grupos de WhatsApp na data de hoje mais de 100 pessoas ocupam o INSS com as seguintes pautas:

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA GDASS

O objetivo do GT é a construção de premissas a subsidiar a implementação do novo indicador da parcela institucional da GDASS.  Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Portaria nº 302 MDSA, publicado do DOU. ed. nº 147 02/08/2017.
LEIA: RELATÓRIO
LEIA: ATA
LEIA: PROPOSTA INICIAL
 

FENASPS encaminha ofício à Direção do INSS solicitando a suspensão da alimentação do sistema de registro do Serviço Social e da Reabilitação Profissional

FENASPS encaminha ofício à Direção do INSS solicitando a suspensão da alimentação do sistema de registro do Serviço Social e da Reabilitação Profissional e a realização de reunião, conforme demanda dos (as) trabalhadores (as) desses serviços...

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Servidores/Serviço Público X meta fiscal


- Ministro do Planejamento acaba de anunciar aumento do PSS para 14% para as remunerações superiores ao teto do RGPS;
- Reajustes postergados em 12 meses;
- Aumento de DAS cancelado;
- Ajuda de custo será limitada a uma única remuneração;
- Auxílio-moradia limitado a 4 anos, com decréscimo de 25% a cada ano;
- Extinção de 60 mil cargos no Poder Executivo;
- Reestruturação de todas as Carreiras do Executivo Federal;
- Redução dos salários iniciais e escala de progressão/promoção com 30 níveis;
- Aproximar as remunerações do serviço público ao setor privado;
- Redução do custo médio do servidor em 70%;
- Observem essa frase que está no slide 14: "Trabalhadores com renda mensal de R$ 4,9 mil estão entre os 10% mais ricos da população".
Programa Fiscal (PDF)
Links relacionados: 

Déficit da Previdência? Reforma?

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Veja: Temer manda exonerar indicados do líder do governo no INSS

Apadrinhados de André Moura tinham relações com entidade privada que administra interesses milionários na máquina pública.

Veja abaixo publicação da veja, com a ligação da dita "Associação dos Servidores" com as nomeações.

Queda na Direção Central

No DOU de hoje, queda do Auditor, Procurador Chefe, Diretor de Gestão de Pessoas e Diretor de Atendimento do INSS.
Em especial os vídeos de frustração das 7h (+1 de sobreaviso) e recentemente de 6h (+2 de sobreaviso) focam a DGP e a Associação de servidores.
Curiosidade: Nas audiências na lutar pelas 6h pra todos, bandeira da FENASPS desde fundação, foi sugerido 6h com 2 de sobreaviso a DGP, em resposta as 7 com 1h de sobreaviso. 

terça-feira, 8 de agosto de 2017

FENASPS REALIZA REUNIÃO NA DIREÇÃO CENTRAL DO INSS PARA NEGOCIAÇÃO DOS DIAS PARALISADOS



Em virtude do Memorando-Circular nº 23 DGP/INSS de 7 de agosto de 2017 (baixar o pdf), FENASPS realiza reunião na Direção Central do INSS, para reiterar a reivindicação de estabelecer negociação para reposição do dias paralisados conforme solicitações realizadas anteriormente. Leia mais...