quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Temer retira urgência do PL 6427/2016! Pau que bate em Chico também bate em Francisco(parte II)

O Presidente Temer solicitou  ao Congresso Nacional através de Mensagem n. 602/2016 que seja cancelada a urgência na tramitação do Projeto de Lei 6.427/2016, que altera a  Lei n.º 8.213/91,que dispõe sobre planos de Benefícios da Previdência Social, e institui o plano especial de Bônus por Desempenho para a Perícia Médica, aumentando ainda  o período de carência de 4 meses para 12 meses e prevendo também modificações no auxilio reclusão. 



Tal Projeto foi enviado em substituição a MP 739 tendo em vista que a mesma perdeu sua eficácia em 04/11/2016, pois o governo não conseguiu quórum suficiente para a sua aprovação após uma grande mobilização dos trabalhadores, com denúncias públicas e articulação junto aos parlamentares, conjuntamente  com o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União que emitiram recomendações de suspensão e ingressaram com pedido de tutela de urgência junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O citado Projeto de lei permitiria a revisão de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez, através de um procedimento simplificado, com graves afrontas ao devido processo legal/administrativo: prazos exíguos, cessação sem consulta prévia a Procuradoria  e ao Judiciário nos casos de Benefícios Judiciais, fixação de alta programada, dentre outras incoerências já denunciadas na Medida Provisória n.º 739, além de fixação de bônus para os peritos médicos por cada perícia revisional que realizassem. 

As referidas perícias foram inseridas dentro da Jornada de Trabalho, implicando consequentemente na redução de tempo de perícia ordinária e em possível precarização do ato médico pericial.

Cabe ressaltar, que as referidas revisões já são previstas em lei, não sendo realizadas a contento por falta de estrutura para fazê-las(Falta de servidores, sistemas, etc) sem prejuízo da rotina normal de atendimento.

Transformar o ato de revisar benefícios, em uma linha de produção para economizar custos e retirar direitos, é inaceitável. Estaremos  no combate a qualquer medida que venha nesse sentindo.