terça-feira, 24 de maio de 2016

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) estará engajado no Dia da Mobilização Nacional em Defesa da Previdência

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) estará engajado no Dia da Mobilização Nacional em Defesa da Previdência, na próxima terça-feira (31). A luta será marcada por atos nas agências do INSS em todo Brasil. Os conselheiros têm convicção de que a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) passa pela defesa dos direitos sociais, incluindo a seguridade, a previdência e assistência social.

        O governo do presidente interino, Michel Temer, já demonstra pretensão em flexibilizar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e fazer uma ampla reforma na previdência. Ao mesmo tempo, o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, tenta se explicar de sua declaração sobre "revisar o tamanho do SUS". “Todas essas ameaças atentam contra direitos sociais adquiridos durante décadas. Não podemos retroceder nos avanços conquistados a duras penas pela sociedade brasileira”, defende Ronald dos Santos, presidente do CNS.

        Ronald cita diretrizes da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro 2015, para fortalecer o engajamento do CNS na mobilização. Ele lembra que delegados da Conferência aprovaram, por exemplo, lutar contra toda e qualquer iniciativa de privatização no serviço público, principalmente do SUS e da Previdência Social. “Além disso, decidimos repudiar qualquer proposta que suprime direitos previdenciários e trabalhistas. A luta pelos direitos sociais é uma só”, afirma.


        O CNS promoverá uma campanha em suas redes sociais e pede a todos os defensores do SUS que ajude na propagação das informações. “Defender o SUS é defender a democracia. Defender o SUS é defender a Seguridade. E defender a Seguridade é defender a Previdência e a Assistência Social”, conclui o presidente do CNS.