PASSADO O CARNAVAL - VOLTEMOS AO
SUFOCO DO INSS..... Nas mídias sociais servidores(as) do INSS vem denunciando
o aumento alarmante do atendimento espontâneo nas Agências da Previdência
Social, atendimento esse de orientações, entrega de comprovantes, manutenção
de benefícios, entre outros. Não é de hoje que a gestão do INSS não possui política ou
gestão para esses serviços, e consequentemente prejudica a população que às
vezes espera horas e horas para conseguir um extrato de CNIS, sobrecarregando
os(as) trabalhadores(as) que
estão em seu limite: A POSSIBILIDADE DE UM SURTO PSICÓTICO E
ADOECIMENTO É REAL. Alia-se a questão a falta de servidores(as) já denunciada
na grande mídia (VEJA AQUI).
A gestão do INSS está apostando
nas modernidades tecnológicas a exemplo através do “MEU INSS”, porém o que se percebe é que seus resultados até o
presente são fracassados, para comprovar essa tese, basta verificar as
informações na “sala de monitoramento” da intraprev, e observar que 70% dos atendimentos nas agências trata-se
de demandas espontâneas. Ademais os projetos “modernizantes” até o presente
possuem a miopia de não atender as realidades regionais e perfis da população usuária
do INSS, questões essas já mencionadas anteriormente em matérias desse blog:
“É inconteste que houve a ampliação da
inclusão digital no Brasil nos últimos anos e que as políticas públicas devem
aproveitar as tecnologias para facilitar o acesso aos serviços e melhorar o
atendimento prestado à população. Contudo, os(as) idealizadores(as) desse
projeto parecem se esquecer de que a realidade do acesso às tecnologias de
informação e comunicação (TIC) ainda é restrito à parte da população
brasileira, que não é o principal perfil do(a) trabalhador(a) que vai até a APS
resolver suas pendências e viabilizar seus direitos. Outra dificuldade dessa
quimera é a complexidade das condicionalidades previstas na legislação
previdenciária para acesso a benefícios/proteção social” (INSS DIGITAL: UM DEBATE NECESSÁRIO! )
“Tais gestores acham que o Brasil é como
Alemanha e EUA, acreditam piamente que os brasileiros são todos alfabetizados e
todos dominam a informática e computadores, por causa da loteria esportiva,
dos jogos, das redes sociais. Sonham com robôs concedendo benefícios através de
uma servidora digital e virtual..”. (O INSS ON LINE PARA UM PAÍS DE DESCAMISADOS).
Sendo assim é imperativo que a implementação de novas tecnologias garanta a melhoria e o acesso à população ao serviço, bem como plano de carreira que valorize os(as) servidores(as).
A impressão que se tem é que a Direção
Central do INSS não sabe dessa realidade, porém não é verdade, eles possuem a SALA DE MONITORAMENTO (conhecido como o
big brother da previdência),
sendo assim o que temos são “vistas grossas dos gestores”.
É NOTÓRIO O ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL DOS(AS) SERVIDORES(AS) DO INSS
em especial nas demandas espontâneas, os(as) trabalhadores(as) com todos os
seus esforços diários não possuem condições de resolver problemas insolúveis - pois é PURO
STRESS diário. Aliam-se aos conflitos constantes no atendimento com agressões verbais aos servidores(as) e gritarias em virtude da demora no atendimento, questão esta que os(as) servidores(as) não possuem nenhuma responsabilidade.
O QUE FAZER??
DESOBEDIÊNCIA CIVIL: é a tarefa
principal dos(as) servidores(as) do INSS contra esse injusto processo e sistema de trabalho imposto pelo governo. FECHEM AS AGÊNCIAS, PARALISEM OS TRABALHOS,
pressionem as entidades sindicais, de classe e da sociedade civil, pois NENHUMA SOLUÇÃO a esses problemas e
outros não “cairá dos céus” se não for por nós mesmos. NÃO TEMOS NADA A PERDER A NÃO SER O CHICOTE QUE ESTALA TODOS OS DIAS!!! ..
POIS O FINAL, A LONGO PRAZO, PODERÁ SER TRÁGICO....
*Texto de autoria de AILTON MARQUES DE VASCONCELOS.
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** O texto é de responsabilidade do autor(a) e não reflete necessariamente a posição do Blog.
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