quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A dureza da realidade e o fabuloso mundo das intenções

Sobre o título não é necessário maiores delongas, acho desnecessário o copia e cola de dicionário.


Vamos novamente aos fatos e eu quero falar do mundo real e não do mundo fantasioso das “intenções”.


Em 2015 fizemos uma greve de 87 dias que teve como principais motivadores as péssimas condições de trabalho e a falta de perspectiva pela ausência de uma carreira de fato e logicamente também de direito.


Correndo o risco de ser repetitiva, devo lembrar que o que dá credibilidade e legitimidade na relação entre Estado e Trabalhadores do Serviço Público, é o cumprimento da palavra e dos acordos assinados.



Fechamos o acordo de greve com o compromisso da Gestão de rediscutir os fluxos e processos de trabalho e repactuar as relações entre servidores e gestão que estavam extremamente desgastadas (imagine agora como estão).


O compromisso era de se discutir carreira(dentro dela a questão da jornada), de se rediscutir fluxos, ritmos e processos de trabalho, porque chegou-se a conclusão que o modelo vigente estava esgotado, bem como  os servidores.


Pois bem, a Carreira até o momento não começou a ser discutida, apesar de já se passarem aproximadamente 16 meses da assinatura do acordo.


A discussão sobre fluxos, ritmos e processos de trabalho que deveria ser feita no GT do Reat, também não foi feita. E com surpresa verificamos que mais uma vez, unilateralmente o INSS esboça internamente alterações na resolução 336, remodelando o Reat e ainda propondo alterações que aumentariam o horário de funcionamento das Agências, sem qualquer discussão.


Pleiteamos a alteração da Jornada legal para 6 horas(PARA TODOS) isso significa um debate sério dentro da Carreira, considerando todas as variáveis já expostas, sendo sempre bom lembrar o famoso relatório do TCU que fala sobre as vantagens da redução de jornada no âmbito do INSS.


No mundo real, as agências estão cada vez mais cheias, todos os dias perdermos colegas por problemas de saúde, morte ou aposentadoria.O ritmo de trabalho está cada vez mais alucinante: Aumento de procura nas agências por incerteza sobre contra reforma da Previdência, Bilds, etc.


No mundo real, para que consigamos efetivar qualquer conquista sempre foi e é necessário muita luta. Devemos lembrar que nem uma vírgula existente no nosso contracheque, foi ação benemérita de governo algum.


Para finalizar, eis que me vem uma pergunta a cabeça : No mundo real, se fôssemos nós a demorar tanto tempo para cumprir a nossa parte, isso significaria descumprimento de acordo de greve?