Hoje é o dia mais esperado pelos servidores do INSS nos últimos tempos, dia em que de fato muitas conquistas da nossa greve de 2015 se efetivaram e se consolidaram.
Hoje foi o dia disponibilização da prévia com o aumento ocasionado pela segunda parcela do reajuste e pelo reenquadramento da progressão em 12 meses. Além disso, os aposentados e quem ainda vai se aposentar, poderão ter mais dignidade com a GDASS.
A greve de 2015 aconteceu em meio a uma conjuntura política e econômica totalmente instável em que na abertura da campanha salarial dos federais, lá em meados de fevereiro o governo informava que teríamos 0% de aumento, se recusando a efetivamente negociar com as entidades.
No INSS além de toda a conjuntura nacional desfavorável, o governo apostava na baixa estima da categoria e em sua incapacidade de reação.
Demonstrava isso claramente nas raras vezes que nos recebeu antes da deflagração da greve! Só que não!!!
Em julho de 2015 deflagramos a greve nacional, uma greve construída a conta gotas, inicialmente na base do "só mais um dia", até que com a intransigência e truculência do governo ela foi se solidificando e abrangendo praticamente o País todo: de Arroio a Chuí tínhamos quadro de greve.
E os dias foram se passando, dias intensos e movimentados, movidos por piquetes, ocupações, suor e lágrimas.
Encaramos pelo Brasil afora a truculência da administração e seus feitores, a criminalização do direito de greve com a judicialização, interditos e afins, a polícia com bombas de gás, corte de salários, onde servidores chegaram a ficar com contra cheques negativados e ainda toda a intimidação do aparato repressor.
Más nós não cedemos e nem nos acovardamos. Estivemos sempre na luta e resistindo.
Cada vez que sentíamos o desrespeito e a intrasigência do governo travestida em horas numa sala de espera e uma negociação sem negociação, sentíamos as forças renovadas com o grito de milhares de servidores: A GREVE CONTINUA.
É emocionante lembrar vibração dos colegas nas ocupações, atos e piquetes!!!
O sorriso no rosto era a alegria pela consciência limpa, pela estima resgatada, pela demonstração de coragem, união e resistência.
A greve foi pela melhoria das condições de trabalho por questões econômicas, mas sobretudo por dignidade. Sim nossa DIGNIDADE!!!
E em uma conjuntura extremamente desfavorável, ela cumpriu seu papel. Não tivemos o que merecíamos, mas tivemos o possível dentro daquela conjuntura.
Graças a nossa união os colegas aposentados ou em vias de se aposentar podem sair do INSS com a cabeça erguida e com mais dignidade, pois após se dedicarem uma vida inteira ao INSS não sairão mais com 50% da gratificação GDASS, até 2019 receberão 100% da GDASS.
Os mais novos tiveram a correção da progressão e o restabelecimento da progressão para 12 meses.
O REAT continua suspenso e com a maioria das exigências retiradas, inclusive a famigerada exigência de obrigatoriedade de permanência de chefias para manutenção do turno estendido.
É sempre bom lembrar que tudo isso foi conseguido graças a nossa greve e a luta de milhares de colegas que se uniram em torno de um objetivo comum e que a maioria das alíneas de nosso contracheque também foram conquistadas as custas das lutas dos que nos antecederam.
Parabéns a todos as lutadoras e lutadores!!!
Greve Histórica do INSS 2015!!! Eu participei e lutei!!!
E já nos preparemos para as novas lutas que já já chegarão.
Só a luta muda a vida!!!
por
Thaize e Marcelinho - INSS/SP.